OTORRINOLARINGOLOGIA

A Otorrinolaringologia é uma especialidade clínico-cirúrgica que avalia doenças do nariz e seios paranasais, ouvido, faringe e laringe. Isto envolve as afecções de vias aéreas superiores, principalmente, além do aparelho auditivo, fonatório, vestibular (tontura) e distúrbios do sono. Ela cuida de algumas das funções e sentidos do corpo humano mais importantes para uma vida saudável: o olfato, a fala, a respiração, a audição e o equilíbrio.

Os sinais e sintomas mais comuns dessas doenças são:
Obstrução Nasal • Secreção Nasal • Dor na Face;
Dor de Cabeça (cefaléia) • Sangramento Nasal (epistaxe) • Zumbido;
Dificuldade Auditiva/Surdez • Tontura/ Falta de Equilíbrio • Roncos;
Secreção no Ouvido (otorréia) • Rouquidão (disfonia) • Dor de ouvido (otalgia)
Dor de Garganta/Dor para Engolir • Alergia das Vias Aéreas;
Sangramento no Ouvido (otorragia).

A avaliação do Otorrinolaringologista (Otorrino) é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que se manifestam com esses sinais e sintomas. O tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto clínico, dependendo da doença e de cada caso especificamente.

Quais são as principais doenças tratadas pelo otorrinolaringologista?

Doenças do Ouvido:
Otites, diminuição da capacidade de audição, perfuração do tímpano, distúrbios do equilíbrio, malformações congênitas do canal auditivo e lesões, massas ou tumores nos ouvidos.

Doenças da Garganta e Boca:
Amigdalite, faringite, amígdalas aumentadas, amigdalite caseosa ou caseum (“massinhas brancas com odor nas amígdalas”), distúrbios da deglutição (como dor ou dificuldade para engolir), alterações das pregas vocais, lesões na boca ou língua, falha ou ausência de voz, estomatites (feridas na boca), ronco e apnéia obstrutiva do sono, câncer de garganta, laringe ou da cavidade oral, nódulos e pólipos na garganta ou nas cordas vocais.

Doenças do Nariz:
Epistaxe (sangramento do nariz), rinites, sinusites, desvios de septo, aumento (hipertrofia) da adenóide, obstruções do nariz, doenças alérgicas, coriza intensa e congestão nasal, distúrbios do olfato, tumores, massas e lesões ulcerosas no nariz.

Outras Doenças:
Dificuldade para respirar, paralisia facial, deformidades e traumas faciais e cirurgia estética da face:
Rinoplastia (Plástica do nariz), Blefaroplastia superior e inferior (Plástica das pálpebras), Otoplastia (Orelha de abano e outras deformidades do pavilhão auricular) e Ritidoplastia (Rejuvenescimento facial).

Give it a try!

FREE PERSONAL
TRAINING SESSION

Suspendisse nec eros ut erat facilisis maximus. In congue et leo in varius. Vestibulum sit amet felis ornare, commodo orci ut, feugiat lorem.